sábado, 24 de novembro de 2012

    9ª Postagem em blog
      Disciplina: Física
          Professor(a): Ândria Sacomory Floôr (http://profaandria.blogspot.com.br/)
 ENERGIA
                                   
                “Você deve ser a mudança que gostaria de ver no mundo.” Mahatma Gandhi

Hoje, a energia é definida pela ciência como a capacidade de realizar um trabalho, ou mudanças de estado. Para chegar nessa conclusão, o homem passou muitos anos usando, experimentando, e assim entendendo e reconhecendo a energia em diversos estados, formas, e fontes.
Um dos tipos de fontes de energia pode ser renovável, a que jamais se esgotará. Constitui uma forma de energia limpa, ou seja, não geram poluentes como produtos da geração de energia. Exemplos deste tipo: Água (fonte renovável de energia: Hidroelétrica), o Hidrogênio (fonte renovável de energia: Célula a combustível), e a radiação solar (fonte renovável de energia: Células fotovoltaicas).
E a outra, é a não renovável, que provém de algo que pode se esgotar. Pode se originar de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e urânio, utilizado na energia nuclear. A energia não renovável também é conhecida como energia suja, pois causa prejuízos ao meio ambiente, e também ao homem.
 A energia pode ser obtida das seguintes formas:
Energia Elétrica – Provém das usinas hidrelétricas, a força da água é a responsável pela geração de energia. Grandes volumes de águas represadas que caem por tubulações, fazendo girar turbinas acopladas a um gerador, produzindo assim, uma das energias mais utilizadas no mundo.
Energia Nuclear – Uma energia térmica que é transformada em energia elétrica é produzida nas usinas nucleares por meio de processos físico-químicos.
Energia Eólica – Como cata-ventos, a energia é produzida pelo ar em movimento. Não causa danos ambientais, sendo assim, uma energia limpa.
Energia Solar – Provém de uma energia inesgotável, o Sol. Os painéis solares possuem células fotoelétricas que transformam a energia proveniente dos raios solares em energia elétrica. Não produz danos ao meio ambiente, e também é uma energia limpa.
Energia Térmica – A energia elétrica é transformada em térmica. Exemplo: Quando usamos o ferro de passar roupas.
Energia Sonora/Luminosa – Recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente, e o televisor nos permite receber energia sonora.
Energia Mecânica – Utilizada em empresas automobilísticas para trabalhos pesados.
Como podemos observar, a utilização de energia renovável é muito mais benéfica ao meio ambiente (e a nós) do que a energia não renovável.
A energia Eólica e a Solar, na minha opinião, são as menos prejudiciais, pois como provém da natureza e são inesgotáveis, não agridem ao meio ambiente.


6 comentários:

  1. Louíse, seu trabalho está muito bom, concordo contigo, quando tu diz que a energia solar e a eólica são as menos prejudiciais pelo fato delas virem do meio ambiente e assim não sendo prejudicial. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Interessante que falaste sobre a Energia Suja.
    Concordo contigo sobre a Energia Eólica e Solar, que são as menos prejudiciais ao meio ambiente.
    Teu texto é bem claro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo trabalho, concordo com sua conclusão, que a utilização de energias limpas não são boas apenas para o meio ambiente, mas nós também podemos sentir a diferença.

    ResponderExcluir
  4. Como dito anteriormente, também concordo com a tua conclusão sobre a energia eólica e solar.. e achei tua introdução bem boa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Teu trabalho está ótimo, fácil de entender e completo. Só acho que quando falastes da energia solar e eólica no final, poderia ter dado mais argumentos do porquê que tu achas que elas são menos prejudiciais.

    ResponderExcluir
  6. Como falei no meu texto, a eólica e a solar são menos prejudiciais pois provém de energias renováveis, (vento e sol) e são energias limpas!

    ResponderExcluir